domingo, 3 de junho de 2012

Eu estou cansado

Eu estou cansado
de escrever para mim mesmo
e de perder a essência
daquilo que eu jamais disse
por não ter essência nenhuma
um homem sozinho perdido em pensamentos.

Eu estou cansado
de ser simples
e de ser um poeta ruim
de sorriso torto e alma torta
e de não haver nada reto em meu olhar.

Eu estou cansado
de ver que as pessoas não têm religião nenhuma
de ver que os religiosos não têm fé
e que os fiéis se perderam em futilidades
porque os rituais já não lembram coisa nenhuma
por cultivarem a mesmice e o bocejo.

Eu estou cansado
de todos os poetas do meu tempo
que são fracos e fúteis
que não se atrevem a uma boa bordoada
na cara de algum ídolo ou mito
que a sociedade constitui a cada dia
nos jornais e programas de televisão.

Eu estou cansado
de rimas
de métricas e de caprichos
que conduzem leitores avulsos
ao sedentarismo de nossos impulsos
ou ao nomadismo de nossos lixos.

Eu estou cansado
do ponto final
da palavra que não quer continuar
do pensamento completo
e fechado em si mesmo
como se fosse um feto
que nunca nascerá

Eu estou cansado
da nossa falta de Neruda
das pessoas que não lêem Pessoa
de ver que os poetas bons
morreram
e também estou cansado
de Drummond, Cecília e Cabral
porque a nossa sociedade é cega
para os poetas realmente loucos
surtados, aflitos, rebeldes e bonitos
e só os loucos valem à pena
por se comportarem como putas
na cama desarrumada da linguagem
pois somente os loucos se sujeitam
a satisfazer os prazeres dos outros
e a ansiedade da maioria
da forma mais radical já vista
em que os ansiosos ficam satisfeitos
e mais ansiosos ainda

Eu estou cansado
da falta de tempo para escrever
para mim mesmo
e da falta de tempo para ler aquilo
que eu escrevi para um “eu” longínquo
que já não ocupa os territórios do ego
cujo governo jaz
nas mãos dos outros

Eu estou cansado
dos outros
– os mesmos que Sartre chamou de Inferno
e estou cansado da rotina
de ver sempre as mesmas caras
desgraçadas do trabalho
e estou cansado das estratégias educacionais do governo
coordenadas para alcançar o fracasso
ou um sucesso escamoteado
como o rosto de uma puta velha
com excesso de maquiagem

Eu estou cansado
das escolas e dos hospitais
e inclusive da polícia
pois todos se corromperam
com a propina dos salários
e ninguém mais, com raras exceções,
faz as coisas por prazer ou dignidade.

Um comentário: